segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Reforço positivo na Sala de Aula


É um facto amplamente aceite que o comportamento das crianças é influenciada pelo ambiente no qual são criados. Isto é verdade especialmente na fase da vida quando se é um estudante. Quase todas as crianças são conhecidos para passar pelo menos seis horas na escola e por isso a sua personalidade fica moldado de acordo com as lições aprendidas na escola. Nós podemos definitivamente dizer que os professores nas escolas uma responsabilidade muito grande de ensinar às crianças valores fundamentais que são tão importantes como as lições acadêmicas. O reforço positivo para as crianças é uma forma de motivá-los, valorizando suas qualidades. Agora, vamos saber como usar o reforço positivo em sala de aula ea eficácia do reforço positivo nos parágrafos seguintes.

Importância do reforço positivo na Sala de Aula

O principal motivo por trás usando o reforço positivo em sala de aula é incentivar os alunos a repetir os actos por eles, que são bons e seria útil para eles e para a classe. Os alunos se sentirão encorajados a repetir seus atos somente se eles recebem apreço por eles. No entanto, enquanto aprecia, a necessidade de que os professores seguir certas regras que vão resultar na vantagem de toda a classe e não de um determinado grupo de alunos. Todos os alunos que têm bom desempenho devem ser apreciados sem qualquer preconceito. Se um aluno em particular responde a uma pergunta corretamente, seria aconselhável que você apreciá-lo individualmente, tendo o seu nome, para que ele se sente motivado. No reforço positivo, os alunos estão cientes das conseqüências boas ou más de suas ações.

Com o uso efetivo de reforço positivo em sala de aula, você pode fazer os alunos conscientes de seus pontos fortes e sugerir-lhes maneiras de usar esses pontos fortes ao máximo para ter sucesso nas tarefas que lhes são atribuídas. Ao fazer isso, os alunos seriam capazes de eliminar os aspectos negativos da sua personalidade, passo a passo.

Enquanto estiver usando o reforço positivo em sala de aula, os professores devem ter em conta que o reforço positivo é dado na hora certa. É muito essencial para louvar os esforços e do trabalho árduo dos alunos imediatamente após o seu sucesso. A razão por trás disso é que o impacto psicológico de apreciação imediata será mais do que a apreciação adiada. O reforço positivo em sala de aula na forma de prêmios e brindes, pode às vezes, ser mais eficaz do que as formas orais de apreciação. Às vezes, as recompensas materiais que os alunos sempre quiseram possuir pode aumentar o entusiasmo ea energia neles para um melhor desempenho em cada passeio. O reforço positivo em sala de aula pode ajudar a manter a disciplina eo decoro mudando a personalidade de cada aluno.

O reforço positivo tem uma clara vantagem sobre a punição de muitas maneiras. Tem sido observado em muitos casos, que, embora a punição ajuda a melhorar os hábitos e padrões de comportamento de muitas crianças, isto não é verdadeiro no caso de cada criança. Punição, às vezes pode ter um efeito oposto sobre os alunos como eles podem tornar-se rebelde e ainda mais agressivo. Mesmo que a punição consegue melhorar a maneira de pensar dos alunos, essa mudança pode ser temporária e não pode durar muito tempo. Com a ajuda de reforço positivo, os valores que são ensinadas em sala de aula vai ficar com as crianças ao longo de suas vidas.

Assim, podemos concluir que o reforço positivo em sala de aula é uma necessidade no sistema de educação moderno. Ao empregar esses métodos, os professores serão capazes de fazer os alunos, são grandes visionários quando crescerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário